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NORMAS PARA REDAÇÃO E REMESSA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E CASOS CLÍNICOS – SINSUI 2025


 

1 - NORMAS GERAIS

Os trabalhos deverão conter informações originais nas diversas áreas de estudo da suinocultura, não tendo sido publicados em outros congressos e eventos.

Somente deverão ser apresentados trabalhos cujos dados sejam oriundos de investigação científica, tecnológica ou inovação. NÃO SERÃO ACEITAS, EM HIPÓTESE ALGUMA, REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS OU MONOGRAFIAS.

Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando o SINSUI a publicar a obra de sua autoria, em publicação impressa, internet ou em qualquer outra mídia.

Os trabalhos podem mencionar o nome comercial de produtos. Entretanto, quando pertinente, devem destacar o princípio ativo e as dosagens utilizadas. Não serão aceitos trabalhos que se traduzam em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

Ao inscrever o trabalho, o autor deverá identificar a área mais apropriada entre as opções: Sanidade, Nutrição, Reprodução, Produção & Manejo, One Health, Caso Clínico.

 

2 - FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os trabalhos deverão ser apresentados em até 2 páginas, em página de tamanho personalizado (formato A4 - 210 x 297 mm), digitados no Word for Windows, padrão 6.0 ou superior e salvos na extensão .doc.

O espaçamento entre as linhas deverá ser “simples” e a distribuição do texto no formato "justificado”, fonte de letra Times New Roman, corpo 10.

Estrutura da página: Margem superior: 1,5 cm, Margem inferior: 1,5 cm, Margem direita: 1,5 cm, Margem esquerda: 1,5 cm.

Os tópicos devem ser inseridos em negrito, com a distribuição “centralizado”.

Estrutura do parágrafo: O alinhamento do texto deve ser posicionado à esquerda, com recuo de parágrafos “especial na primeira linha” com entrada em “1,25 cm”.

Clique aqui e verifique um arquivo word com o modelo de formatação a ser seguido nos trabalhos científicos.

 

3 - ELEMENTOS DO TRABALHO CIENTÍFICO

O corpo do trabalho deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: Título, Autores, Afiliações, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Referências Bibliográficas. Podem ser incluídas Tabelas e Figuras.

Título

Fonte Times New Roman, corpo 14, negrito, alinhamento “centralizado”, ocupando no máximo 2 linhas.

Autores

Nomes dos autores: Alinhamento “centralizado”, tamanho da fonte 12. O último sobrenome de cada autor deve conter apenas a primeira letra maiúscula, demais nomes: apenas iniciais maiúsculas seguidas com ”,” entre autores e o símbolo “&” antes do nome do último autor.

Autor apresentador deve ter o nome sublinhado, não sendo obrigatório que seja o primeiro autor. Autor para correspondência deve conter um “*” logo após o nome.

Afiliações

Fonte Times New Roman, corpo 9, itálico, alinhamento centralizado. Os autores deverão ser identificados com um número sobescrito. Na linha abaixo deverá vir a afiliação antecedida do número correspondente, também sobescrito. Incluir o endereço eletrônico apenas do autor para correspondência (*).

Palavras-chave

Fonte Times New Roman, corpo 9, alinhamento “a esquerda”, separadas por vírgula, inserir após as afiliações, com número máximo.

Texto

Fonte Times New Roman, corpo 10. Use itálico somente em nomes científicos.

Referências Bibliográficas

Fonte Times New Roman, corpo 8. As citações bibliográficas no texto deverão ser identificadas por número e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas da ABNT, incluindo o título do trabalho. As citações deverão estar em ordem alfabética, de forma contínua, com o número da referência em negrito.

Tabelas e Figuras

Fonte Times New Roman, corpo 10. Deverão ser autoexplicativas. Nas Tabelas, deverá ser usado maiúscula somente na inicial. Não serão aceitas fotografias. As Tabelas e Figuras devem ser inseridas após as Referências Bibliográficas.

 

4 - AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do SINSUI, que atenderá os seguintes critérios:

Somente serão considerados para avaliação os trabalhos que cumprem as NORMAS PARA REDAÇÃO E REMESSA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E CASOS CLÍNICOS.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios de rigor científico, adequação metodológica e coerência entre objetivos e conclusões.

Será aceito somente um trabalho por autor inscrito no congresso (autor principal ou apresentador do trabalho).

Trabalhos que caracterizem subdivisão, ou seja, trabalhos redigidos a partir de um conjunto de variáveis e dados oriundos de um mesmo delineamento experimental, poderão ser rejeitados a critério da Comissão Científica.

Os trabalhos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções.

A Comissão Científica é soberana nas suas decisões.

 

5 – SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS

Serão aceitos apenas casos clínicos de interesse prático em suinocultura. O tema em questão deve ser atual e relevante dentro dos sistemas de produção.

Os casos clínicos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções.

A Comissão Científica é soberana nas suas decisões.

No momento da inscrição o autor deve indicar que se trata de um caso clínico.

Formatação dos Casos Clínicos: Segue a mesma formatação descrita aos trabalhos científicos descritos nos itens 2 e 3.

Elementos do Caso Clínico: O corpo do Caso Clínico deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: Título, Autores, Afiliações, Palavras-chave, Introdução, Descrição (podendo envolver anamnese, sintomas, diagnóstico, diagnóstico diferencial, tratamento, medidas profiláticas, recomendações, resultados alcançados, repercussões), Conclusões, Referências Bibliográficas. Podem Ser Incluídas Tabelas e Figuras.

 

6 - REMESSA DOS TRABALHOS/CASOS CLÍNICOS

A submissão deverá ser feita somente via site do evento até a data estipulada.

Cada inscrito no congresso poderá submeter no máximo um trabalho científico ou um caso clínico.

O Trabalho Científico e o Caso Clínico deverão ser enviados em formato Word for Windows, padrão 6.0 ou superior e salvos na extensão .doc. (material enviado em pdf não será aceito).

Idioma: Português ou Inglês.

Não será autorizada a substituição do trabalho a ser publicado após o recebimento pela Comissão Científica.
 

7 - DATA LIMITE

A data limite para submissão à Comissão Científica do SINSUI é dia 18/03/2025 (a data não será prorrogada).

 

8 - INFORMAÇÕES

Informações sobre a tramitação dos trabalhos podem ser obtidas pelo e-mail: sinsui@luizbasso.com.br.

 

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

 

SINSUI 2025

13 a 15 de maio de 2025

Porto Alegre/RS

Atendimento ao inscrito

 sinsui@luizbasso.com.br

 (51) 9 9257-9047

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